quarta-feira, 7 de maio de 2008

Fuga do Ócio




Feriado e fim de semana sempre são aguardados como uma solução para o marasmo e/ou a correria do dia a dia. Para alguns é momento de descanso depois de uma semana (ou meia) de trabalho intenso, enquanto outros esperam pelo fim de semana como lazer, para aproveitar de forma prazerosa ao lado dos familiares e amigos. Em Guiricema prevalecer a primeira opção. Aqui é como a morte, só que sem as vantagens!



É o que parece pelo menos! O que fazer já que as alternativas são tão escassas, quanto a água no Nordeste brasileiro? Para muitos, principalmente jovens menores de idade, a solução seja a bebida alcoólica. Todos os anos, pelo menos 2,3 milhões de pessoas morrem no mundo devido a problemas derivados ao consumo de álcool.



A cerveja, o principal produto do gênero, é a droga mais consumida no país. Talvez seja por isso que o Brasil seja o quarto na produção, atrás de China, Estados Unidos e Alemanha. Segundo o Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv), em 2007 totalizou 10,34 bilhões de litros consumidos.



A bebida alcoólica mais antiga do mundo, degustada pelos faraós do Egito antigo, é hoje causadora de 28% dos problemas ligados ao trânsito. (Por isso os faraós eram carregados?) Dados da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) mostram que, em média, 34 mil mortes acontecem por ano no trânsito brasileiro, 10% derivados de imprudências relacionadas ao álcool. Cem mil pessoas ficam com deficiências temporárias ou permanentes e 400 mil feridos. No dia 6 de abril dois acidentes aconteceram na cidade, coincidência?



No ano de 2007, o Brasil perdeu R$30,4 bilhões em acidentes de trânsito, o que representa 1,25% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Os números divulgados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) revelam ainda, que a morte de uma pessoa acidentada representa um prejuízo de 291 mil reais, valor de 22 carros populares ou quem sabe 6.025 grades de cerveja.



Estimativa levantada através de pesquisas da Organização Mundial da Saúde aponta que no ano de 2020, os acidentes de trânsito será o maior problema de saúde pública do mundo. Com isso o melhor caminho está na educação de crianças e adolescentes, porém os dados mostram que 40% do volume de álcool consumido no Brasil são de estudantes do ensino fundamental, jovens a partir dos 14 anos.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Só boatos

Alguns confirmam, outros apenas cogitam a possibilidade de ter Exposição este ano. Será que com o ano de eleições acontece?

Tá VIVO?

A Telemig (agora VIVO) parecia que era realidade há pouco tempo atrás. Um alarde em torno da operadora surgiu e nada. Conexões perdidas!

Novo Point

Reinaugurou na última quarta-feira o BAR DO DENIN. Opção para quem gosta de algo mais alternativo: tipo simpatia e bom atendimento.

No meio do caminho tinha uma pedra!

Há rumores de que nos registros constam que ruas como a “Antônio Sartori” e a “do Cristo” são asfaltadas. Porém uma ainda sobrevive à base dos pedregulhos, com buracos que engenheiro algum consegue solucionar e a outra está parada no tempo, ainda no cascalho.

Maravilha moderna?

Nem o Cristo Redentor do Rio de Janeiro demorou tanto tempo para uma reforma como o que vemos por aqui. Como diz o sábio, obras por debaixo da terra não traz retorno, ou seja, enquanto a estrutura está montada à vista de todos simula que algo está sendo feito. Sei...

A próxima vítima

Quem serão os candidatos ao invejável trono da cidade? Os rumores correm mas certeza ainda não há!

Ainda pode ser pior

Verão, sinônimo de agito, pessoas dispostas a sair de casa e deixar a novela das 9 de lado. Mas vem aí o antônimo: brisa gelada, temperatura baixa, cobertor... SIGNIFICA!

3 comentários:

Anônimo disse...

AÊ!!! Quem é vivo sempre aparece! XD

Mas é por isso que eu bebo até cair, sabe? Se eu caio, não posso dirigir. *e a escadaria da igreja é tão convidativa quando estamos caindo de trebadu...

Ah, obras são boas! Se todo mundo vê, todo mundo lembra do nome, no?

Bem vindo! Volte sempre!

Anônimo disse...

As obras de Guiricema parecem que enganaram o povo. Daki uns dias o atual prefeito inclui o Cristo nas obras realizadas na cidade.
Em relação as festas ate desanima ir pra Guiri. A Expo que era bruta pra kramba, resolveram akbar com ela.

E triste ta!!!!
Mas Guiricema e maravilhoso msm assim!

Anônimo disse...

Meu filho, cadê as notícias fresquinhas das festas eleitorais de Guiricema?