domingo, 17 de fevereiro de 2008

Carta de indignação de P. José Gomes

Gostaria que cada um de vcs filhos de Guiricema pudesse refletir sobre nossa cidade e que podemos fazer:

Excelentíssimo Senhor Prefeito
PE.Jurandir Marcio Rezende Coelho

Gostaria primeiramente de cumprimentar Vossa Senhoria e dizer que tenho um respeito muito grande pela pessoa do senhor.

Estou enviando este e-mail no intuído de contribuir com alguns questionamentos sobre minha cidade natal, espero que não veja estes questionamentos com algo pessoal, mas sim a analise de alguém que ama muito esta terra e gostaria de vê-la melhor do que esta.

Bom sem delongas vamos aos tais questionamentos e sugestões, para ficar de forma mais didática, vamos discutir as áreas de ação da Prefeitura Municipal de Guiricema: o primeiro ponto e não poderia ser diferente para mim, pois e algo que estou ligado, AGRICULTURA, gostaria de saber do prefeito por que as políticas publicas voltadas a agricultura no município são tão incipientes, sendo este um município de perfil agrícola.

Onde a Secretaria de agricultura não possui um planejamento para o desenvolvimento da agricultura, quando analisamos os dados agrícolas do município com relação a investimentos vimos que quase uma piada recursos ínfimos, e falta a estruturação da agricultura de forma a potencializar as cadeias produtivas, e para piorar na gestão da Secretaria alguém totalmente apático que inclusive é uma máxima deste secretariado atual, o secretario ainda acumula outra pasta a do MEIO AMBIENTE, onde e pior ainda, pois não a nenhuma política publica de meio ambiente no município, estamos vendo o principal rio da cidade morrendo, sendo pelo desmatamento as suas margens provocando assoreamento, ou seja, pelo lançamento de agrotóxicos usados pelos produtores rurais que possuem plantações as margens do rio, e o que feito para buscar solucionar isto?

Mudando de Área onde não consigo entender ter uma pessoa responsável por três áreas que a meu ver são tão distintas a SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA e ESPORTE, esta situação também é complicada, pois o gestor desta pasta mal da conta da área de educação, que demanda muito do gestor que mal consegue sair do operacional sem assim conseguir construir programas estruturantes, com isso temos índices ainda muito altos de analfabetismo. Se não basta-se temos mais duas áreas que seria de responsabilidade desta secretaria cultura e esportes, e o que vemos e falta total de políticas publicas de fato culturais e esportivas, áreas estas que envolvem a juventude em sua essência onde afastam os jovens da criminalidade e das drogas.

E por ultimo a SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E ASSISTÊNCIA SOCIAL, esta muitas vezes mais preocupado em distribuir remédios do que de fato ir a fundo aos problemas de saúde publica que existem no município, por muitas vezes foi encaminhado projetos por estudantes de universidades que trabalham nesta área onde detectarão graves problemas de desnutrição infantil e problemas de depressão que leva o município a ter um consumo de antedepressivos bem acima da media nacional.

Acho que eu aqui pode levantar alguns problemas, é claro que não são todos ate por que para isso teria que ser feito um diagnostico bem mais aprofundado, mas minha intenção aqui não é ficar atirando pedra, mas tentar colaborar para mudança deste cenário que não é de hoje e sim de décadas de desmandos, então nem podemos culpar a atua gestão, mas sim cobrar que ela possa romper com este ciclo negativo.

Mas gostaria de aproveitar a oportunidade e buscar sugerir algumas idéias que mesclam criatividade e força de vontade, primeiramente tem que ter vontade política e zelo pelo dinheiro publico.

Mas vamos aos problemas, precisamos primeiramente de ter secretários pensantes, não pessoas que ficam esperando o prefeito buscar recursos o que acontece hoje, quantos projetos os secretários atuais elaboraram? Quanto de recurso cada secretario conseguiu trazer para o município?

Ou será que apenas estão esperando receber seus vencimentos no final do mês.
Então acho que precisamos sim de secretários que vão atrás de recursos seja na esfera federal, estadual o através de parcerias privadas e não me venha dizer que é difícil, pois todos os anos sobram dinheiro nos cofres federais e estaduais, e ainda tem muitas entidades privadas e do terceiro setor que estão a fim de investir em bons projetos nas diversas áreas de ação da prefeitura, o que falta na verdade é apresentação de bons projetos, pois recursos têm.
Agora ação de gestão buscar compartilhar mais o poder, pois assim poderá cobrar de fato o empenho dos subordinados.

Elaborar um diagnostico da situação econômica social e cultural do município, que pode ser elaborado através de um zoneamento, com base nestes dados elaborar um plano de ação para os próximos anos, claro que tudo isso tem que ser feito envolvendo a comunidade para que verdadeiramente possa funcionar.

Firmar parcerias com instituição de ensino superior, de forma a trabalhar com estudantes e professores em projetos nas diversas áreas com exemplo agricultura e saúde, meio ambiente, cultura e esporte no município, com custo muito baixo e com resultados satisfatórios.
Bom criar um comitê de desenvolvimento municipal envolvendo os diversos personagens da sociedade de guiricema, para servir de staff ao prefeito em tomada de decisões de interesse do município.

Bom eu teria que ficar o dia inteiro escrevendo para colocar todas as idéias, mas acho que toquei em alguns pontos que merecem reflexão e este é o meu verdadeiro objetivo com esta carta.
Mas gostaria de dizer que amo Guiricema e respeito muito a pessoa do prefeito, mas não poderia ficar calado diante da inércia do meu município.

Saudações e me coloco a disposição mesmo que não residindo neste querido município.
enviada por e-mail por pjosegomes@bol.com.br

Nenhum comentário: